quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Favorecimento e corrupção à francesa

65% dos franceses consideram seus políticos como "antes que tudo corruptos"

O estudioso francês constata que seus conterrâneos cidadãos são muitas vezes complacentes com o favorecimento e outros formas de arranjo dos governantes. E conclui: "A política não é apenas um caso de moral, mas também de eficiência e confiança em nossas instituições. É a arbitragem complexa e mutável entre estas três dimensões que explica a ambivalência do comportamento dos eleitores e sua tolerância de fato."


Pierre Lascoumes
Favorecimento e corrupção à francesa
Pequenos arranjos com a probidade

Os "negócios" se sucedem, algumas vezes tornando-se escândalos, laminando sempre um pouco mais a desconfiança dos cidadãos em relação aos seus representantes eleitos e às instituições políticas. Quando 65% dos franceses consideram os políticos como "antes que tudo corruptos", pode-se pensar que o sinal de alerta foi atingido.

Paradoxo da democracia francesa, este não é o caso. Indigna-se com os "negócios", considera-se que a probidade dos governantes é um dos fundamentos da democracia, mas um monte de dirigentes joga com as regras e as orientam em seu proveito e, ao final, muitas vezes complacentes com o favorecimento e outros formas de arranjo, os cidadãos pouco lhes sancionam.

Para entender essa situação no mínimo contraditória a obra aborda sob diferentes perspectivas a ambiguidade que prevalece nas atitudes em relação à "corrupção". Ela mostra, combinando várias consultas (monografias locais, experimentos, sondagem de opinião pública) a multiplicidade dos critérios de julgamento sobre corrupção. A política não é apenas um caso de moral, mas também de eficiência e confiança em nossas instituições. É a arbitragem complexa e mutável entre estas três dimensões que explica a ambivalência do comportamento dos eleitores e a tolerância de fato.

Contribuíram para este livro: Cautrès Bruno - Flora Chanvril - Jean Chiche - Viviane Le Hay - Nonna Mayer - Oscar Mazzoleni - Guy Michelat - Janine Mossuz-Lavau - Anne Mixel - Pascal Perrineau - Mariette Sineau - Odette Tomescu-Hatto

Língua Francesa
ISBN-10 2-7246-1177-2
ISBN-13 978-2-7246-1177-9
Ano de publicação novembro 2010
Preço recomendado 26.00 €




Para saber mais sobre a corrupção na França clique na imagem abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário