sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A carapuça do Prates

No feriado do dia 15 de novembro o comentarista Luiz Carlos Prates, da RBS TV de Florianópolis, em irado discurso sobre os acidentes no trânsito, desferiu impropérios contra cidadãos da classe "C" por comprarem carros financiados, culpando no final o atual "governo espúrio" que permitiu que qualquer miserável tivesse um carro.
Os senadores Ideli Salvatti e Magno Malta protestaram contra essa ofensa e desrespeito ao cidadão por meio de uma concessão pública e levarão à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado a proposta de convocação dos donos da emissora para prestar esclarecimentos.
Enquanto isso o chargista Bessinha mostra a carapuça do Prates.

É só isso, Mário Mota, só isso. As pessoas saem absolutamente desatinadas por uma pressa que não se justifica por nenhuma razão. Eu andei ontem na BR 101. Nunca a tinha visto com tanto movimento nem em dias de semana. Ontem (domingo 14) era metade de um feriadão. Quem tinha de ter saído tinha saído, e ainda era muito cedo para voltar para casa. Mas o que é isso? Antes de mais nada, a popularização do automóvel. Hoje, qualquer miserável tem um carro. O sujeito jamais leu um livro, mora apertado em uma gaiola que hoje chamam de apartamento, não tem nenhuma qualidade de vida, mas tem um carro na garagem. E este camarada, casado, como não suporta a mulher nem a mulher suporta ele, sai, vão para a estrada. Vão se distrair, vão se divertir. E aí, inconscientemente, o cara quer compensar suas frustrações com excesso de velocidade. Tem cabimento o camarada não vencer a curva? Como se a curva fosse feita para vencer. Quando o camarada morre sozinho, problema dele. Mas e quando mata um inocente? Ontem, havia um acidente na estrada, no trecho norte da BR 101, eu vinha para Florianópolis, era do outro lado. Os caras paravam do lado em que eu vinha e atravessavam a pé para ver o que tinha acontecido. Com um movimento absolutamente incomum, se um desgraçado destes – e esta é a palavra – é atropelado e feito um sanduíche na pista, o que é que vão dizer? "Este trânsito insano". Insano é o cara que para o carro, atravessa a BR para ver o que aconteceu com a outra pessoa. Então, é isso, estultícia, falta de respeito, frustração, casais que não se toleram, popularização do automóvel – resultado deste governo espúrio que popularizou, pelo crédito fácil, o carro para quem nunca tinha lido um livro. É isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário