sábado, 20 de novembro de 2010

Lula recebe Prêmio Indira Gandhi de 2010 para a Paz, Desarmamento e Desenvolvimento


Lula recebe mais um prêmio, um reconhecimento internacional, relacionado à sua firme e constante atuação para impor como prioritária à agenda política mundial a luta imediata e simultânea pela democracia, pela paz e desenvolvimento, contra a fome e a miséria. Nesta luta ele tem sido o primeiro do mundo, tornando-se referência inquestionável para todos os cidadãos e moradores do Brasil e de todo o mundo nestes últimos 8 anos. Do Haiti ao Irã e à França, dos países de língua portuguesa aos países árabes, do Mercosul e Unasul à Onu, foram anos de esforços constantes, inteligentes, competentes e eficazes pela imposição dessa agenda mundial.
Lula já recebeu outras premiações internacionais, como o de "Estadista Global" em janeiro deste ano no Fórum Econômico Mundial, e o Prêmio Pela Paz 2008, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em maio do ano passado.


O presidente brasileiro que está saindo Luiz Inácio Lula da Silva foi selecionado para o prestigioso Prêmio Indira Gandhi para a Paz, Desarmamento e Desenvolvimento para 2010, disse uma notícia liberada pelo Truste Memorial Indira Gandhi.

Lula foi selecionado para o prêmio por um júri internacional, presidido pelo primeiro-ministro Manmohan Singh, principalmente pela promoção de laços fortes entre os países em desenvolvimento, promovendo o crescimento inclusivo e pela sua contribuição à causa da parceria Índia-Brasil.

"Lula tem defendido a causa do sul global e tem trabalhado para fortalecer os laços entre os países em desenvolvimento ... sua prioridade desde o início foi o crescimento inclusivo e a consolidação e ampliação dos programas sociais", observou o comunicado.

A uma galáxia de personalidades internacionais tem sido dado o Prémio Indira Gandhi com os últimos três premiados sendo o primeiro-ministro de Bangladesh, Sheikh Hasina, ex-Internacional de Energia Atômica, Mohamed ElBaradei, e Bill & Melinda Gates Foundation.



"O Prêmio Indira Gandhi para a Paz, Desarmamento e Desenvolvimento para 2010 será concedido ao presidente brasileiro que está saindo Luiz Inácio Lula da Silva, o Truste do Memorial Indira Gandhi Trust anunciou hoje aqui.
A decisão de lhe outorgar o prémio foi tomada por um júri internacional, presidido pelo primeiro-ministro Manmohan Singh, disse um  comunicado do Truste.
Disse que o presidente Lula foi escolhido por "sua notável contribuição para a causa da eliminação da fome e promovendo o crescimento com inclusão no Brasil, por sua defesa de laços mais fortes entre as economias em desenvolvimento e por sua extraordinária contribuição à causa da parceria Índia-Brasil."
O comunicado disse que o presidente Lula tinha lutado pela causa do sul global e havia trabalhado para fortalecer os laços entre os países em desenvolvimento da África, Ásia e América do Sul.
A formação do IBAS, fórum trilateral que reúne Índia, Brasil e África do Sul, deve muito a sua visão, disse.
"Através de seus esforços, o status eo perfil do Brasil cresceu e é reconhecido como um jogador-chave na comunidade global. As relações com a Índia têm sido firmemente alargadas e aprofundadas. Brasil e Índia são parceiros em muitas das formações mais recentes multilaterais, incluindo o IBAS, BRIC, G-20 e BASIC", disse.
O presidente Lula nasceu em uma família que enfrentou privações em uma região subdesenvolvida do Brasil. Sem o benefício da escolarização, teve de passar algum tempo nas ruas antes de encontrar seu primeiro emprego formal na idade de 14 anos. Através da perseverança e habilidade, ele levantou-se para, consequentemente, estabelecer liderança para o movimento sindical brasileiro e se tornar um membro fundador do Partido dos Trabalhadores. Ele foi eleito Presidente do Brasil em 2002 e foi reeleito para um segundo e último mandato em 2006.
Segundo o comunicado, a prioridade do presidente Lula desde o início foi o crescimento inclusivo e a consolidação e expansão dos programas sociais. Ele mencionou o combate à fome e programas de transferência condicional de renda. Este último é hoje amplamente reconhecido como um modelo de sucesso para a entrega de benefícios financeiros às famílias pobres no cumprimento de condições tais como as crianças frequentando escola e sendo vacinadas. A pobreza no Brasil foi dramaticamente reduzida, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário