segunda-feira, 10 de outubro de 2011

EEUU: provocar fome e desespero em Cuba

Eis a prova : O objetivo do bloqueio a Cuba é provocar fome, desespero e o derrocamento do governo
Em 21 de abril de 2011 o jornal O Estado de São Paulo, que clamou ostensiva e enfaticamente pelo golpe militar em 1964 e apoiou as Ditaduras Militares no Brasil e em outros países, sempre em nome de sua visão distorcida e fundamentalista que via comunismo embaixo de todas as camas, publicou um artigo de seu colunista Eugenio Bucci atacando o Estado cubano e decretando sua morte, além de debochar de sua história. Enfim, o artigo "O fundamentalismo do Estado cubano” era a legítima expressão do centenário pensamento político do Estadão, representante da elite paulista e um dos próceres do PIG (Partido da Imprensa Golpista).

Logo após, em 24 de abril, o também jornalista Max Altman publicou no sítio Opera Mundi o artigo "O clichê da grande imprensa e os fatos", onde replicava e argumentava que no texto de Bucci não havia qualquer isenção, a verdade era agredida, a objetividade era esquecida, se enredava em fantasias tortuosas e a manipulação era grosseira.

Quase ao final de seu artigo, como bom jornalista, Max Altman nos brindou com informações escondidas pelos governos intervencionistas norte-americanos por 30 anos, até 1991, e desde então também guardadas nas gavetas da grande mídia corporativa falseadora, que ainda hoje se recusa a divulgá-las porque desnudam sua hipocrisia e seu partidarismo, porque mostram a verdade dos fatos.

Informa Max Altman:
“Bastaria recordar ao Sr. Bucci o conteúdo de um memorando secreto, desclassificado em 1991, do Subsecretário Adjunto de Estado para os assuntos interamericanos, Lester D. Mallory, de 6 de abril de 1960."

E cita textualmente:
“A maioria dos cubanos apoia Castro [...] Não existe uma oposição política efetiva [...] O único meio possível para fazê-lo perder o apoio interno [ao governo] é provocar o desengano e o desalento mediante a insatisfação econômica e a penúria [...] Há que se pôr em prática rapidamente todos os meios possíveis para debilitar a vida econômica [...] negando a Cuba dinheiro e fornecimento de bens com o fim de reduzir os salários nominais e reais, com o objetivo de provocar fome, desespero e o derrocamento do governo”.

Observem a data do memorando, 6 de abril de 1960, quase um ano antes da invasão de Playa Girón.

Lester DeWitt Mallory era Vice Secretário de Estado adjunto para assuntos do Hemisfério Ocidental em 1960 e se aposentou no Departamento de Estado em 31 de outubro do mesmo ano.



Endereços dos textos:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-fundamentalismo-do-estado-cubano,709120,0.htm
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/O+CLICHE+DA+GRANDE+IMPRENSA+E+OS+FATOS_1460.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário