sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Líbia que não aparece na sua TV

O grande rio feito pelo homem
O grande projeto líbio do rio feito pelo homem
O 1º de setembro marca o aniversário da abertura da principal etapa do Grande Projeto Líbio do Rio Feito pelo Homem. Este incrivelmente grande e bem sucedido esquema de água é praticamente desconhecido no Ocidente, mesmo que rivalize e até mesmo supere todos os nossos maiores projetos de desenvolvimento. O líder dos assim chamados países avançados, os Estados Unidos da América não pode admitir o Grande Rio Líbio Feito pelo Homem. O Ocidente recusa-se a reconhecer que um pequeno país, com uma população de não mais de quatro milhões, possa construir algo tão grande sem um único centavo de empréstimos dos bancos internacionais.

Até recentemente, o suprimento de água da Líbia vinha de aqüíferos subterrâneos ou usinas de dessalinização no litoral. A água derivada de dessalinização ou aqüíferos perto da costa era de má qualidade e, por vezes intragável. Este problema também fazia com que pouca água estivesse disponível para irrigar terras para a agricultura, que é vital neste país em grande parte deserto.
escavadeira usada para abrir as valas
Na década de 1960 durante a exploração de petróleo no fundo do deserto ao sul da Líbia, vastos reservatórios de água de alta qualidade foram descobertos na forma de aqüíferos. O mais importante desses aqüíferos, ou água rolando de estratos rochosos, foram estabelecidas durante um período geológico em que o mar Mediterrâneo fluia para o sul até o sopé das montanhas Tibesti, que se situam na fronteira da Líbia com o Chade. Durante esse período, o mar Mediterrâneo com freqüência variava de nível, e como resultado, vários depósitos sedimentares foram formados.

A atividade geológica impulsionou para cima a formação das montanhas (Jabal Nefussa e Jabal Al Akhdar) e o movimento descendente associado formou bacias subterrâneas naturais. Entre 38.000 e 10.000 anos atrás, o clima do norte da África era temperado, durante o qual houve considerável precipitação de chuva na Líbia. O excesso de chuva se infiltrou no arenito poroso e ficou preso entre as camadas, formando reservatórios de água doce subterrânea.

Na Líbia, há quatro principais bacias subterrâneas, sendo estas a bacia Kufra, a bacia Sirt, a bacia Morzuk e a bacia Hamada, os três primeiros dos quais contêm reservas combinadas de 35 mil quilômetros cúbicos de água. Estas vastas reservas oferecem quantidades quase ilimitadas de água para o povo líbio.
um dos reservatórios
O povo da Líbia, sob a orientação de seu líder, o coronel Muammar Al Kadhafi, iniciou uma série de estudos científicos sobre a possibilidade de acessar este vasto oceano de água doce. Consideração inicial foi dado ao desenvolvimento de novos projetos agrícolas perto de fontes de água, no deserto. No entanto, percebeu-se que na escala necessária para fornecer produtos para a auto-suficiência, uma organização de infra-estrutura muito grande seria necessário. Além disso, uma grande redistribuição da população da faixa costeira seria necessário. A alternativa era "trazer a água para o povo".

Em outubro de 1983, a Autoridade do Grande Rio feito pelo Homem foi criada e investida com a responsabilidade de tomar a água dos aqüíferos no sul, e transmiti-lo pelo meio mais econômico e prático para uso, principalmente para irrigação, na faixa costeira da Líbia .

Em 1996, o Projeto do Grande Rio Feito pelo Homem atingiu um dos seus estágios finais, o jorro de água doce não poluída doce para as casas e jardins dos cidadãos da capital da Líbia Tripoli. Louis Farrakhan, que participou da cerimônia de abertura desta etapa importante do projeto, descreveu o Grande Rio Feito pelo Homem como "um milagre no deserto." Falando na cerimônia de inauguração para uma platéia que incluía os líbios e muitos convidados estrangeiros, o coronel Kadafi disse que o projeto "foi a maior resposta para a América ... que nos acusa de estarmos ocupados com o terrorismo."

O Grande Rio Feito pelo Homem, como o maior projeto de transporte de água já realizada, tem sido descrito como a "oitava maravilha do mundo". Ele carrega mais de cinco milhões de metros cúbicos de água por dia através do deserto para as áreas costeiras, aumentando vastamente a quantidade de terra arável. O custo total do enorme projeto é previsto ultrapassar US$ 25 bilhões (EUA).
tubos a caminho para a construção do sistema
Constituído por uma rede de tubos enterrados no solo para eliminar a evaporação, quatro metros de diâmetro, o projeto se estende por quatro mil quilômetros bem fundo no deserto. Todo o material é projetado e fabricado localmente. A água subterrânea é bombeada de 270 poços a centenas de metros de profundidade para reservatórios que alimentam a rede. O custo de um metro cúbico de água equivale a 35 centavos. O metro cúbico de água dessalinizada é de $ 3,75. Os cientistas estimam que a quantidade de água é equivalente ao fluxo de 200 anos de água no rio Nilo.

O objetivo do povo árabe líbio, consubstanciado na projeto Grande Rio Feito pelo Homem, é fazer a Líbia uma fonte de abundância agrícola, capaz de produzir uma alimentação e água adequadas para suprir suas próprias necessidades e para compartilhar com os países vizinhos. Em suma, o Rio é, literalmente, o “'ticket refeição" da Líbia para a auto-suficiência.

Cada tubo do projeto do rio é enterrado em uma vala de aproximadamente sete metros de profundidade, escavação que requer a remoção de cerca de 100.000 metros cúbicos de material a cada dia de trabalho. Escavação é realizada por grandes escavadeiras hidráulicas equipadas com baldes de 7,6 metro cúbico. Uma vez que a vala é preparada, tubos cilíndricos de concreto protendido de 7,5 metros de comprimento e pesando até 80 toneladas são levadas ao local usando uma frota de cerca de 128 transportadores especialmente projetados.
tubulação sendo entregue
Os tubos são colocados na vala usando guindastes de grande porte, capazes de levantar até 450 toneladas, são empurrados com um trator e unidos aos tubos já assentados. A articulação entre os tubos é selada com um anel de vedação de borracha instalado em uma ranhura especial na extremidade do tubo e depois é selada com argamassa de cimento, por dentro e por fora. A vala é, então, aterrada, cobrindo o tubo com um mínimo de 2 metros de material e restaurando a superfície do deserto.

Após o aterramento, o tubo é adequadamente suportado pelo solo e pode ser hidrostaticamente testado. Isto requer a instalação de anteparas em aço especialmente concebidas em cada extremidade da seção de teste e enchimento da linha com água de poços perfurados adjacente ao transporte. Até comprimentos de 8 km de transporte são testados de uma vez, e, depois de permitir o tempo adequado para o revestimento de concreto do tubo de absorção de água, a linha é pressurizada para testar ambos os tubos e suas articulações.
grande escavadeira hidráulica
As instalações, equipamentos e apoio logístico para este projecto são também em grande escala. Cerca de 10.000 pessoas e 4.500 peças de equipamento são empregados na obra. Dois mil 500 toneladas de cimento por dia são fornecidos pela Companhia de Cimento da Líbia e transportado em uma frota de 127 navios tanque-de-cimento para as fábricas de tubos no Brega e Sarir.

O Projeto Grande Rio Feito pelo Homem está trazendo água para o povo e fornecimento de água para uso municipal, industrial e agrícola. A estratégia da autoridade responsável líbia visa aumentar a produção agrícola e pecuária a um nível que atinja a maior taxa possível de auto-suficiência e reduza a dependência de importações provenientes de mercados externos para o menor nível possível. Ela também visa aumentar a capacidade produtiva da força de trabalho e dos investimentos de capital no setor, e na produção de matérias-primas para as indústrias de processamento de alimentos.
terra de deserto e camelos
De acordo com o escritor Ali Baghdadi, "o rio é uma nova lição e um exemplo na luta para alcançar a auto-suficiência, segurança alimentar e verdadeira independência. Nenhuma nação que depende de um país estrangeiro para alimentar seu povo pode ser livre. The Great rio é um triunfo contra a sede e fome. É uma derrota contra a ignorância e o subdesenvolvimento. Ele reflete a determinação dos líbios para resistir à pressão colonial, para adquirir tecnologia, para desenvolver, para melhorar suas vidas, e para controlar seu próprio destino, de acordo com sua própria vontade. "


Original em inglês no
http://www.galenfrysinger.com/man_made_river_libya.htm


Assista:

A verdade sobre a Líbia não é mostrada em sua TV

9 comentários:

  1. As hienas (governos dos EUA, França e Inglaterra) mataram o "Leão do Deserto", Muamar Kadafi, mas suas idéias não morrerão jamais.
    www.amarchaverde.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.marchaverde.com.br/2014/03/quem-vai-lutar-pela-ucrania-governada.html
      >-->
      Poderá Washington derrubar três governos ao mesmo tempo?
      >-->
      http://www.voltairenet.org/article182313.html
      >-->
      O saque da Ucrânia começou:
      >-->
      http://www.voltairenet.org/article182583.html
      >-->
      Agora, na 2ª. década do Século XXI, os EUA adotaram a tática de seus agentes se passarem por manifestantes "apolíticos" nas redes sociais e depois infiltrar mercenários nas manifestações populares para promover ações violentas. Quando dá certo para eles, passam a utilizar armas de fogo até para matar cidadãos indefesos visando enfraquecer e derrubar o governo. Foi assim na Líbia, na Tunísia, no Egito, na Ucrânia e estão tentando na Síria e na Venezuela !!! Se não fosse a interferência da Rússia e da China, no CS da ONU, seria ainda pior... Sempre que os EUA conseguem aprovar uma tal "zona de exclusão aérea", eles e seus cúmplices genocidas extrapolam a medida; descarregam dezenas de milhares de bombas e mísseis sobre a pequena nação indefesa, roubam petróleo e outras riquezas, deixando centenas de milhares de mortos e uma dívida impagável para uma pretensa “reconstrução” do país atacado... O Pentágono deve ter planos para nos tomar o petróleo do Pré-Sal e a água dos Aquíferos Guarani e Alter do Chão, além de outras inúmeras riquezas nacionais.

      Excluir
  2. O império cristão capitalista criminoso, seu capacho Onu e os filhotinhos criminosos europeus pagarão bem caro, muito breve, pelo que fizeram com a Líbia. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  3. Agora as obras de Muamar Kadafi começam à aparecerem pena que TARDE demais. Um Ditador tradicional jamais ajudaria seu povo com um projeto deste tamanho é complexidade. Parabéns aos Líbios!!!. Fora EUA e OTAN!. Pela Líbia livre destes abutres!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2011/10/destruicao-no-aquifero-de-nubia-na.html

      Excluir
  4. Essa organização genocida tem que ser dissolvida para o Mundo se afastar mais do perigo de uma 3ª. Grande Guerra !!! OTAN é sinônimo de carnificina, destruição e morte !!! Se não fossem a Rússia e a China os EUA e a OTAN já teriam matado mais de um milhão de sírios !!! A Síria tem mais de 20 milhões de pessoas. Ao aniquilar a Líbia no ano passado eles assassinaram mais de 200 mil líbios numa população de apenas 6 milhões !!!
    Vejam como era a Líbia até 19/03/2011:
    1. Não havia conta de luz na Líbia, porque a eletricidade era gratuita para todos.
    2. Créditos bancários, nos bancos estatais, eram sem juros (para todos – por lei expressa).
    3. Casa própria era considerada como direito humano, universal.
    4. Recém-casados recebiam US$ 50 mi para comprar casa e iniciar a vida familiar.
    5. Educação e saúde eram gratuitas. As aparelhagens hospitalares equivaliam às melhores da Europa.
    6. Quem não encontrou formação universitária ou tratamento de saúde desejados recebia financiamento para ir no exterior, adicionalmente US$ 2.300,00 mensais para moradia e carro.
    7. Agricultores iniciantes recebiam terra, casa, equipamentos, sementes e gado, gratuitamente.
    8. Na compra de automóvel, o estado contribui com subvenção de 50%
    9. Preço do litro de gasolina: 0,10 Euro = R$ 0,23. 80 % da população tinha carro próprio.
    10. Faltando emprego após a formação profissional, o estado pagava salário médio da classe até achar vaga.
    11. A Líbia não tinha dívida externa – as reservas de U$ 150 bilhões, agora, estão retidas.
    12. Parte de toda venda de petróleo erai diretamente creditada na conta de cada cidadão.
    13. Mãe que deu à luz, recebia US$ 5.000,00.
    14. Na Líbia, 25 % da população têm curso superior.
    15. Kadafi iniciou em 1987 e inaugurou em 2007 uma obra prima da humanidade, o projeto GMMR - Grande Rio feito por Homem - água potável para todos os 6 milhões de líbios, pelos próximos mil anos. A Líbia fornecia aos países vizinhos grande quantidade de alimentos produzidos em pleno Deserto do Saara através da agricultura irrigada. Este rio subterrâneo custou 25 bilhões de dólares e tinha mais de 4 mil Km de extensão. Seu fluxo através das manilhas de 5m de diâmetro transportava volume de água equivalente à quantidade que o Rio Nilo leva 200 anos para fornecer.

    ResponderExcluir
  5. O Aquífero Nubia com seus milhões de metros cúbicos de água pertencestes à Líbia e ao Egito, precisa ser explorado pelo Egito na forma que Muamar Kadafi entregou ao povo líbio o Grande Rio Feito Pelo Homem (infelizmente destruído pelas 40 bombas e mísseis dos EUA/OTAN entre março e outubro de 2011).
    >-->
    Nós brasileiros nacionalistas, patriotas de verdade, haveremos sempre de lembrar que água potável vai virar ouro nas próximas décadas e nossas forças armadas têm que dispor dos meios necessários para uma defesa eficaz:
    >-->
    http://blogdovaldikim.com.br/aquifero-alter-do-chao-na-amazonia-brasileira-e-a-maior-reserva-de-agua-potavel-do-planeta-terra/ >---> Além do mais conhecido, o Aquífero Guarani, menos profundo, porém de maior área geográfica:
    >-->
    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/04/aquifero-na-amazonia-pode-ser-o-maior-do-mundo-dizem-geologos.html
    >-->
    http://portuguese.ruvr.ru/2014_01_24/humanidade-em-disputa-pela-agua-8191/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ERRATA: Onde se lê acima 40 bombas leia-se 40 MIL bombas e mísseis (em 10 mil incursões aéreas dos EUA/OTAN, provocando a morte de mais de 200 mil líbios indefesos, milhões de refugiados e órfãos). Verdadeiro HOLOCAUSTO que a máfia midiática ocidental sonega, criminosamente !

      Excluir
  6. MUAMAR KADAFI, O ETERNO, JAMAIS MORRERÁ
    Nascido em Sirte a 7 de junho de 1942 e martirizado em 20 de outubro de 2011, o beduíno líbio Muamar Muhamad Abu Minyar al Kadafi escreveu seu nome com letras de ouro na história da humanidade. Kadafi foi um revolucionário honrado, combativo, que desafiou aquilo que escraviza e idiotiza a maioria dos seres humanos: o imperialismo e o sionismo.
    Kadafi aprendeu a história do homem através de livros dos viajantes que passavam em caravanas pelo deserto. Ainda jovem, entrou para as Forças Armadas e liderou a Revolução Al Fateh, derrubando o rei Ídris I.
    Aclamado pelo povo líbio, Kadafi construiu uma nação soberana, independente, onde o povo desfrutava das riquezas do petróleo. A Líbia de Kadafi tinha o maior IDH (índice que mede bens como saúde, educação e habitação) da África. O país com pequena população prestava solidariedade internacional levando remédios, médicos e dentistas a vários países africanos, e além de tudo isso, a Líbia apoiava e financiava os povos que lutavam por libertação em diversas partes do mundo, principalmente Mandela na África do Sul e Ortega na Nicarágua.
    Por tudo isso, por construir um poder popular – Jamahiriya Árabe Popular Socialista da Líbia -, Kadafi sempre foi perseguido pelos governos imperialista e terrorista dos EUA que, em 1982, assassinou a filha caçula de Kadafi, Hana, num ataque aéreo.
    Em 1992 e 1993 a Organização das Nações Unidas impôs sérias sanções à Líbia acusando Kadafi de financiar o terrorismo pelo mundo. Essas sanções foram suspensas em 1999.
    Mesmo com a Líbia sofrendo ataques militares e sanções econômicas, Kadafi jamais se rendeu às grandes potências! Escreveu páginas imortais na história da humanidade através de sua perseverança na defesa da verdade e da justiça.
    Em 19 demarço de 2011 o governo dos EUA sabendo que não conseguiria vencer a resistência do povo líbio com ataques isolados, reuniu aliados corruptos e atacou de forma massiva, utilizando a Otan, além de mercenários (embriões do Estado Islâmico, Daesh, Isis). Uma Zona de Exclusão foi imposta e, por 7 meses, a Líbia foi atacada por 40 mil bombas e mísseis que assassinaram mais de 200.000 pessoas.
    Diversas cidades líbias foram praticamente destruídas, principalmente Sirte que concentrou a resistência patriótica até o martírio de Muamar Kadafi.
    A maior obra arquitetônica da modernidade, o Grande Rio Feito pelo Homem, que transportava água potável para as cidades líbias e fendas no deserto de Saara, foi destruído pelos agressores. O maior e mais moderno aeroporto do mundo que estava sendo construído por empreiteiras brasileiras em Trípoli foi atacado até em suas fundações.
    Mesmo recebendo diversas propostas de abandonar o país, Kadafi se recusou a deixar sua terra e lutou até o final, como um verdadeiro herói.
    Para destruir esse pequeno país com 6 milhões de habitantes, o governo norte-americano reuniu 70 países da Otan e ainda levaram 7 meses para vencer a resistência do povo líbio.
    Em vida, Kadafi sempre se reportou ao legendário Omar Moukhtar como exemplo maior do povo árabe líbio. Ele combateu a dominação italiana na Líbia. Moukhtar morreu mas seu exemplo continuou vivo em Muamar Kadafi.
    No dia 20 de outubro de 2011 Muamar Kadafi foi morto de forma covarde por mercenários estrangeiros em Sirte, sua terra natal. Suas ideias não morrerão. O Livro Verde continua esclarecendo as pessoas sobre a verdadeira democracia, o verdadeiro poder popular.
    O nome de Muamar Kadafi está escrito com fogo e sangue na história de libertação dos povos oprimidos e escravizados ao longo das últimas décadas. Os governantes norte-americanos, ingleses e franceses, jogaram seus nomes na lata de lixo da história por agir criminosamente.
    Kadafi vive e para sempre viverá. O povo árabe líbio resgatará a Jamahiriya e expulsará de suas terras os mercenários e terroristas plantados pelos EUA e seus cúmplices.
    José Gil (Curitiba, Brasil)
    http://www.marchaverde.com.br/2016/10/muamar-kadafi-o-eterno-jamais-morrera.html

    ResponderExcluir