quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O motivo imediato da Guerra: o Dinar de Ouro Líbio

O iminente exigência de nova moeda em pagamento do petróleo levou a OTAN a urgentemente destruir a Líbia
Um dos principais motivos pelos quais a OTAN invadiu e destruiu a Líbia foi o trabalho intenso de Qaddafi para mudar a moeda de negociação do petróleo da Líbia, usando como pagamento o Dinar de Ouro Africano em lugar do Dólar dos EEUU.

Assista à reportagem em vídeo do canal Russia Today, de 05/05/2011 (traduzida pelo Brasil Indomável):

Os planos de Qaddafi de “petróleo por ouro” e “reprovação do dólar” por trás da “missão” na Líbia?


A RAPINA DO OURO NEGRO

Âncora (apresentador): Mais especulações estão surgindo sobre os motivos da intervenção da OTAN na Líbia.
E como foi reportado sobre o assunto, a organização pode ter tentado impedir que Qaddafi "enterrasse" a moeda americana.


PLANO DE PETRÓLEO DE OURO DE QADDAFI BOMBARDEADO DE MORTE PELA COALISÃO “MISSÃO” LÍBIA

Laura Emmett: De acordo com alguns, é para proteger civis.
David Cameron (Primeiro-Ministro Britânico): Não podemos tolerar que este regime use força militar contra seu próprio povo.

Laura Emmett: Outros dizem que é sobre petróleo.
Gerald Celente (The Trends Research Institute): A única razão de estarem interessados na Líbia é por causa do petróleo. Acha que estaríamos no Iraque se as maiores exportações do Iraque fossem brócolis?

Laura Emmett: Mas alguns estão convencidos que a intervenção na Líbia tem mais a ver com a moeda. Em particular, o plano de Qaddafi de introduzir o "Dinar de Ouro". Uma moeda africana baseada em ouro. Um verdadeiro compartilhamento das riquezas.
Dr James Thring (Ativista Contra a Guerra):
É o tipo de coisa que você deve planejar quase em segredo. Porque assim que você diz que quer mudar do dólar para outra coisa você será atacado. Houve duas conferências sobre isto. Uma em 1996 e outra em 2000. A conferência se chamava "World Mathaba". Era organizada por Qaddafi. E todos estavam interessados. Acho que a maior parte dos países da África estava entusiasmados.

Laura Emmett: Mas Qaddafi não desistiu. Nos meses que levaram à ação militar, ele chamou as nações africanas e muçulmanas para que se unissem para criar esta moeda que rivalizaria com o Dólar e com o Euro. Eles venderiam petróleo e outros recursos ao mundo somente em troca de "Dinares de Ouro". É uma idéia que mudaria o equilíbrio econômico do mundo. A riqueza de um país seria medida de acordo com quanto ouro possuíssem, e não em quantos dólares negociam. E a Líbia tem 144 toneladas de ouro. O Reino Unido tem duas vezes isso, mas uma população 10 vezes maior.
Anthony Wile (Criador do sítio The Daily Bell)
Se Qaddafi estava tentando alterar o preço de seu petróleo ou o que quer que seja que o país vendia nos mercados globais e aceitar algo mais como pagamento, ou lançar uma moeda Dinar de Ouro, nenhum desses movimentos seriam bem vistos pelas elites que controlam os bancos centrais. Então, sim, certamente isso seria algo que causaria a sua destituição de forma imediata. E a necessidade de criar outros motivos para removê-lo do poder.

Laura Emmett: Já aconteceu antes, em 2000, quando Saddam Hussein anunciou que o petróleo do Iraque seria vendido em Euros, não em dólares. Seguiram-se sanções e uma invasão. Alguns dizem que foi porque os americanos estavam desesperados tentando evitar que a OPEC mudasse as transações de petróleo de seus países-membros para o Euro.
O ouro do Reino Unido é guardado aqui, em algum cofre do Banco da Inglaterra. Como na maior parte dos países desenvolvidos não há ouro suficiente. Mas este não é o caso em lugares como a Líbia e muitos dos países do golfo.
O Dinar de Ouro daria a países ricos em petróleo, africanos e do Oriente Médio, o poder de virar para seus clientes sedentos por energia e poder dizer: "Desculpe, o preço aumentou e queremos ouro".
Alguns dizem que os EEUU e seus aliados da Otan literalmente não podiam deixar isso acontecer.


Direto de Londres, Laura Emmett, para o Russia Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário