terça-feira, 19 de outubro de 2010

O jornalismo de má fé

Por Marana

O que você acha deste título?

Matéria publicado pelo O Estado de S.Paulo em 08.10.2010

Qualquer leitor pensaria que esse montante de empresas foi privatizado entre 2000 e 2010, correto?


Errado. Ao chegar ao quarto parágrafo, damo-nos conta de que o período analisado é entre 1991 e 2001:



Portanto, durante os governos Itamar Franco e, sobretudo, Fernando Henrique Cardoso. Pois é, a opinião do Conselho Editorial do Estadão não se limita aos editoriais. O jornal declarou apoio ao Serra e demitiu a colunista Maria Rita Kehl por falar bem do Bolsa-Família.


Apesar de no título não haver a palavra "últimos" (dez anos), ele nos induz a erro. Se faltou espaço para colocar o período da pesquisa, essencial neste caso, o jornalista poderia ter esclarecido na linha fina (aquela que vem logo abaixo do título). Mas não o fez.

Desdobramento - 1
Escrevi um e-mail ao jornalista Fernando Dantas, autor da matéria. Veja a resposta dele:


Prezada Marana, se você ler a matéria com atenção, verá que ela é informativa, e que não parte do princípio que a privatização é algo negativo. Pelo contrário, há entrevistados no corpo da matéria que consideram que a privatização foi positiva para o País. Sendo assim, não faria nenhum sentido querer induzir o leitor a pensar que a privatização foi nesse ou naquele período, o que foi feita por esse ou aquele presidente.
Atenciosamente,
Fernando Dantas


Minha resposta:

Não se trata de induzir o leitor contra um ou outro presidente, mas de informar. Quem induziu a erro foi o texto. Saber se a privatização foi positiva ou negativa é uma conclusão a qual deve chegar o leitor. Se o foco fosse mostrar os pontos positivos da privatização, como vemos a partir do 4º parágrafo, o título poderia ser algo como "Sem privatizações, dívida pública seria 60% do PIB" ou "Estatais privatizadas são mais lucrativas, mostra estudo" etc. Porém, o título apela para a quantidade, não qualidade.

Saber quando esse processo se deu é importante, e não apenas para um historiador: também para o cidadão-leitor. Só temos acesso a essa informação na metade do texto. Como a matéria foi publicada em época eleitoral, em que o tema da privatização volta à tona, fazer uma edição desse tipo soa ainda mais grosseiro.

Atenciosamente,
Marana


Desdobramento -2

O mesmo texto foi publicado integralmente pelo diário O Sul, de 65 mil exemplares, editado em Porto Alegre pela Rede Pampa de Comunicação. Ao contatar a editora de Economia, tivemos a seguinte conversa:

- O título induz o leitor a acreditar que essas privatizações ocorreram principalmente no atual governo, mas no 4º parágrafo aparece a informação de que o período é entre 1991 e 2001, portanto, antes do Lula.

- Deixei assim mesmo porque o Lula também privatizou...

- O atual governo privatizou dois bancos, no Maranhão e no Ceará, isso está longe de ser 100 empresas. 

- Ué, mas ele privatizou, não privatizou?

- Sim, mas a pesquisa citada na matéria não se refere ao período que ele governou.

Sem resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário